nformações gerais
- Dificuldade: Nível Difícil
- Tempo de preparo: 1 hora
- Rendimento: 10 fatias
Sobre a receita
O Natal está chegando e nada melhor do que um bolo de frutas cristalizadas para celebrar essa data tão especial. Esse bolo é uma tradição na minha família e eu sempre faço para a ceia. Ele é muito saboroso, macio, úmido e cheio de frutas coloridas. E o melhor de tudo é que ele não leva ovos, então é perfeito para quem tem alergia ou intolerância. Além disso, ele é fácil de fazer e leva ingredientes simples que você encontra em qualquer supermercado. Quer aprender a fazer esse bolo maravilhoso? Então vem comigo que eu vou te ensinar!
Ingredientes
- 1 ½ xícara de farinha de trigo (190 gramas)
- 1 ¼ colher de chá de fermento em pó
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- ½ xícara de frutas cristalizadas (mais algumas para polvilhar)
- 1 colher de sopa de farinha (para envolver as frutas cristalizadas)
- 1 colher de chá de raspas de limão ou laranja (opcional)
- 270 ml de leite (1 xícara + 2 colheres de sopa)
- 1 ¼ colher de sopa de suco de limão ou vinagre
- ¾ xícara + 2 colheres de sopa de açúcar (se usar açúcar orgânico, use as 2 colheres extras)
- ½ xícara de manteiga derretida ou óleo
- ¾ a 1 colher de sopa de essência de baunilha
Modo de preparo
Preparação: Unte uma forma de bolo ou pão com manteiga ou óleo. Forre com papel manteiga ou polvilhe com farinha. Eu usei uma forma de pão de 21,5 por 11,5 cm. Você também pode usar uma forma redonda de 18 ou 20 cm. Pré-aqueça o forno a 170°C por pelo menos 15 minutos. Se usar um forno elétrico, ligue os dois elementos, superior e inferior. Se usar um forno microondas com convecção, ligue a opção convecção e aqueça na mesma temperatura.
- Em uma tigela, misture as frutas cristalizadas com uma colher de sopa de farinha. Se as suas frutas cristalizadas tiverem cascas cítricas, não precisa adicionar as raspas. Se não tiverem, adicione uma colher de chá de raspas de limão ou laranja. Misture bem até que todas as frutas cristalizadas estejam envolvidas pela farinha.
Dica da Amiga: As frutas cristalizadas são pedaços de frutas frescas ou secas que são cozidas em uma calda de açúcar até ficarem macias e brilhantes. Elas são muito usadas em bolos, panetones e outras receitas natalinas. Você pode comprar as frutas cristalizadas prontas ou fazer em casa. - Em outra tigela, adicione o suco de limão ou vinagre ao leite. Misture bem. Você vai ver que o leite vai talhar. Reserve.
Variação: Você pode substituir o leite e o suco de limão ou vinagre por 270 ml de iogurte natural. O iogurte vai deixar o bolo mais úmido e cremoso. - Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Peneire duas vezes para deixar a farinha mais leve.
Nota: Peneirar a farinha é importante para evitar grumos na massa e deixar o bolo mais fofo e aerado. Além disso, peneirar os ingredientes secos juntos ajuda a distribuir melhor o fermento e o bicarbonato, que são responsáveis pelo crescimento do bolo. - Faça um buraco no centro da farinha e reserve.
- Na tigela do leite, adicione o açúcar e a essência de baunilha. Misture bem até que o açúcar se dissolva completamente.
- Adicione a manteiga derretida ou óleo e misture novamente.
- Despeje essa mistura sobre a farinha e misture delicadamente com uma espátula ou batedor até que não haja mais traços de farinha. Não misture demais.
Dica da Amiga: Não bata a massa do bolo por muito tempo, pois isso pode desenvolver o glúten da farinha e deixar o bolo pesado e duro. Misture apenas o suficiente para incorporar os ingredientes e obter uma massa homogênea. - A massa deve ficar com uma consistência que forma fitas.
- Adicione as frutas cristalizadas e misture suavemente apenas algumas vezes. Não misture demais senão as frutas cristalizadas vão afundar no fundo da forma.
Variação: Você pode adicionar outras frutas secas ou oleaginosas à massa, como damasco, ameixa, uva passa, nozes, amêndoas ou castanhas. Elas vão dar mais sabor e textura ao bolo. - Despeje a massa na forma untada. Polvilhe mais algumas frutas cristalizadas por cima se quiser. Pincele um pouco de leite por cima. Bata a forma algumas vezes na bancada da cozinha para eliminar bolhas de ar.
Nota: Pincelar leite por cima do bolo ajuda a formar uma casquinha dourada e crocante. Bater a forma na bancada ajuda a eliminar o excesso de ar da massa e evitar que o bolo fique com buracos. - Coloque a forma na grade do meio do forno. Asse a 170°C por 40 a 45 minutos se usar uma forma retangular ou por 30 a 32 minutos se usar uma forma redonda. Ajuste o tempo conforme o seu forno e o tamanho da forma. Quando o bolo estiver pronto, um palito inserido deve sair limpo. Deixe o bolo esfriar na forma sobre uma grade por 10 a 15 minutos para que não sue na parte de baixo.
Dica da Amiga: Para saber se o bolo está assado, faça o teste do palito. Espete um palito de dente ou de churrasco no centro do bolo. Se o palito sair limpo, sem massa grudada, o bolo está pronto. Se o palito sair sujo, o bolo ainda precisa de mais tempo no forno. Nesse caso, cubra o bolo com papel alumínio para evitar que queime por cima e deixe assar por mais alguns minutos. - Depois, desenforme o bolo sobre a grade e deixe esfriar completamente. Retire o papel manteiga se tiver usado.
- Corte o bolo em fatias com uma faca serrilhada.
Nota: Use uma faca serrilhada para cortar o bolo, pois ela desliza melhor e não esfarela a massa. Corte o bolo em fatias grossas ou finas, conforme a sua preferência.
Notas adicionais
- Esse bolo fica ótimo com um chá, um café ou um suco. Você pode servir ele no café da manhã, no lanche da tarde ou em qualquer ocasião especial.
- Esse bolo pode ser conservado em um recipiente fechado por até 3 dias em temperatura ambiente ou por até 5 dias na geladeira. Você também pode congelar o bolo por até 3 meses. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por algumas horas ou aqueça no microondas por alguns segundos.
- Se você quiser deixar o bolo mais saudável, pode usar farinha integral, açúcar demerara ou mascavo, leite vegetal e óleo de coco.
Conclusão
Espero que vocês tenham gostado dessa receita de bolo de frutas cristalizadas. Eu fiz com muito carinho e amor para vocês, minhas amigas confeiteiras. Esse bolo é uma delícia e uma forma de celebrar o Natal com alegria e doçura. Experimentem fazer em casa e me contém o que acharam. E se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão, também podem deixar um comentário abaixo. Um beijo! 😘